O Vice-Presidente da Federação
Nacional das APAEs – José Turozi – participou, hoje, dia 05 de novembro, da 6ª
audiência pública para debater a política de inclusão das pessoas com
deficiência dentro do Plano Nacional de Educação – PNE (PLC 103/2012).
Em sua fala, ele defendeu a atuação das APAEs de todo o Brasil, onde afirmou: “Não
somos segregadores. Defendemos a existência das duas modalidades de ensino de
acordo com a Constituição”. E finalizou repetindo a fala da presidente da
República de que “uma escola não exclui a outra” e informou que as APAEs estão
abertas para trabalhem junto ao MEC a capacitação de profissionais para
realmente ter um processo de inclusão de pessoas com deficiência na rede de
ensino regular. Leia mais
O
Movimento das APAEs é a favor da inclusão, com qualidade, desde que seja respeitado o direito das Famílias de escolherem onde matricular seus filhos e das pessoas com deficiência de escolherem as escolas onde
querem estudar. A Meta nº 4 do PNE-Plano Nacional de Educação tramita no Senado Federal e trata sobre a manutenção das escolas especiais e o acesso dos alunos com deficiência às escolas regulares.
Para haver INCLUSÃO efetiva e com responsabilidade, e para receber estes alunos, as escolas regulares brasileiras deverão passar por uma profunda e definitiva mudança. É prioritário a melhoria de suas condições físicas e pedagógicas direcionadas ao atendimento educacional especializado, assim como o aumento da oferta de cursos de graduação com o objetivo de preparar e qualificar os profissionais (em número suficiente) que atendem estas pessoas.