Participar da vida escolar, das reuniões
de pais e dos diversos espaços da escola, certamente fortalecerão os
vínculos das crianças e dos jovens com os adultos, melhorando seu desempenho e
aprendizado.
A escola tem papel fundamental na
interação com as famílias, os responsáveis por alunos e a comunidade em geral. Sem o
interesse e o apoio dos Diretores e dos Professores da escola, a família não se
sente motivada a participar da vida escolar dos filhos. Assim, a participação dos
gestores das Secretarias de Educação e dos Diretores nesse movimento, é
fundamental.
Portanto, os Gestores devem
estimular e dar condições às Direções para que promovam a interação família-escola-comunidade em sua rede. É importante dar oportunidade às famílias de colaborar na trajetória
de estudos e aprendizado dos alunos.
Aos pais, mães e
responsáveis:
Aproximem-se da escola
Se quiserem mesmo
colaborar com a vida escolar das crianças e dos jovens, a instituição onde eles
estudam tem de ser muito bem conhecida por todos. Visite a escola, converse com
Coordenadores e Professores, solicite o Regimento Escolar, leia o Projeto-Político-Pedagógico da escola, enfim, entenda que metodologia é usada e
informe-se sobre tudo que se passa ali. Assim, você estará por dentro do seu funcionamento,
do cotidiano escolar e dos valores cultivados neste espaço, quando seu filho comentar
algo em casa. Além disso, sabendo sobre este envolvimento, eles valorizarão
mais seu local de estudo.
CPMs Mobilizando a comunidade escolar
- A Direção
do CPM deve marcar reuniões regulares com os membros da sua
Diretoria, com os pais, mães e responsáveis por alunos para discutir a qualidade
do ensino;
- Muitos
pais e responsáveis poderão argumentar que não têm tempo para acompanhar a
educação dos filhos – saem cedo para trabalhar e voltam tarde da noite e
cansados;
“EDUCAR
TAMBÉM É UM TRABALHO”
- Responda
que, se eles dedicarem quinze minutos por dia para perguntarem aos filhos como
eles estão nos estudos, se estão aprendendo, se tem alguma dificuldade, se
gostam da escola - vão passar uma mensagem importante: a de que se preocupam com a educação e valorizam o esforço que eles estão
fazendo para aprender;
- Muitos
pais ou responsáveis poderão argumentar que têm pouco estudo e não podem
ensinar os deveres de casa que a escola solicita;
- Responda
que eles não precisam saber tudo o que os filhos estão aprendendo. O interesse
demonstrado pela família em acompanhar o estudo dos filhos já contribui muito
para que eles aprendam sempre mais;
- Interessar-se
pelo desenvolvimento dos estudos apenas no final do ano letivo poderá ser
tarde;
- Discutam o
IDEB e as metas para o IDEB, os problemas com Professores e funcionários, os
problemas com a infraestrutura da escola;
- Discutam,
também, os pontos positivos dos Professores e da própria escola;
- A reunião
deve servir para que os pais e responsáveis tomem decisões sobre o que cobrar e
o que elogiar. E de como essas decisões devem ser levadas à Direção e aos Professores
– por exemplo, pedindo uma reunião de pais, alunos, CPM e do Conselho Escolar
com a direção da escola;
- A reunião
deve servir, também, para obter o compromisso do CPM e do Conselho Escolar de
levar essas decisões para discussão com a Direção da escola e cobrar determinado
posicionamento;
- A comunidade escolar deve ser orientada a oferecer
ajuda à escola dentro dos limites institucionais. Destaque que a escola é
pública e, portanto, dela também. As famílias e os responsáveis por aluno têm o
DIREITO de exigir que ela funcione bem e proporcione o melhor aprendizado para
todos. Mas também têm o DEVER de ajudar a escola nas suas necessidades, fazendo
sua parte:
Acompanhando a vida escolar dos alunos.