VOLTE À ESCOLA COM AS CRIANÇAS! PAIS, RESPONSÁVEIS POR ALUNOS E PROFESSORES, MOBILIZADOS PELOS CPMs, PODEM FAZER A DIFERENÇA NESTE INÍCIO DO ANO LETIVO. COMPARTILHE ESTA IDEIA

Participar da vida escolar, das reuniões de pais e dos diversos espaços da escola, certamente fortalecerão os vínculos das crianças e dos jovens com os adultos, melhorando seu desempenho e aprendizado.

A escola tem papel fundamental na interação com as famílias, os responsáveis por alunos e a comunidade em geral. Sem o interesse e o apoio dos Diretores e dos Professores da escola, a família não se sente motivada a participar da vida escolar dos filhos. Assim, a participação dos gestores das Secretarias de Educação e dos Diretores nesse movimento, é fundamental.

Portanto, os Gestores devem estimular e dar condições às Direções para que promovam a interação  família-escola-comunidade em sua rede. É importante dar oportunidade às famílias de colaborar na trajetória de estudos e aprendizado dos alunos.


Aos pais, mães e responsáveis:
 Aproximem-se da escola 


Se quiserem mesmo colaborar com a vida escolar das crianças e dos jovens, a instituição onde eles estudam tem de ser muito bem conhecida por todos. Visite a escola, converse com Coordenadores e Professores, solicite o Regimento Escolar, leia o Projeto-Político-Pedagógico da escola, enfim, entenda que metodologia é usada e informe-se sobre tudo que se passa ali. Assim, você estará por dentro do seu funcionamento, do cotidiano escolar e dos valores cultivados neste espaço, quando seu filho comentar algo em casa. Além disso, sabendo sobre este envolvimento, eles valorizarão mais seu local de estudo.
 
CPMs  Mobilizando a comunidade escolar
- A Direção do CPM deve marcar reuniões regulares com os membros da sua Diretoria, com os pais, mães e responsáveis por alunos para discutir a qualidade do ensino;

- Muitos pais e responsáveis poderão argumentar que não têm tempo para acompanhar a educação dos filhos – saem cedo para trabalhar e voltam tarde da noite e cansados;

“EDUCAR TAMBÉM É UM TRABALHO”

- Responda que, se eles dedicarem quinze minutos por dia para perguntarem aos filhos como eles estão nos estudos, se estão  aprendendo, se tem alguma dificuldade, se gostam da escola - vão passar uma mensagem importante: a de que se preocupam com a educação e valorizam o esforço que eles estão fazendo para aprender;

- Muitos pais ou responsáveis poderão argumentar que têm pouco estudo e não podem ensinar os deveres de casa que a escola solicita;

- Responda que eles não precisam saber tudo o que os filhos estão aprendendo. O interesse demonstrado pela família em acompanhar o estudo dos filhos já contribui muito para que eles aprendam sempre mais;

- Interessar-se pelo desenvolvimento dos estudos apenas no final do ano letivo poderá ser tarde;

- Discutam o IDEB e as metas para o IDEB, os problemas com Professores e funcionários, os problemas com a infraestrutura da escola;

- Discutam, também, os pontos positivos dos Professores e da própria escola;

- A reunião deve servir para que os pais e responsáveis tomem decisões sobre o que cobrar e o que elogiar. E de como essas decisões devem ser levadas à Direção e aos Professores – por exemplo, pedindo uma reunião de pais, alunos, CPM e do Conselho Escolar com a direção da escola;

- A reunião deve servir, também, para obter o compromisso do CPM e do Conselho Escolar de levar essas decisões para discussão com a Direção da escola e cobrar determinado posicionamento;

- A comunidade escolar deve ser orientada a oferecer ajuda à escola dentro dos limites institucionais. Destaque que a escola é pública e, portanto, dela também. As famílias e os responsáveis por aluno têm o DIREITO de exigir que ela funcione bem e proporcione o melhor aprendizado para todos. Mas também têm o DEVER de ajudar a escola nas suas necessidades, fazendo sua parte:

Acompanhando a vida escolar dos alunos. 

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