1º ENCONTRO DE CPMs de 2019


No dia 26 de abril aconteceu no Auditório Paulo Freire em Porto Alegre, o 1º Encontro de CPMs de 2019. Estiveram presentes membros da Diretoria Estadual da ACPM-Federação e do Conselho Geral, assim como Diretorias de CPMs, Direções de Escolas e representantes de Coordenadorias Regionais de Educação. A Presidente Carla dos Anjos iniciou o evento enfatizando o direito à educação gratuita e de qualidade assegurado pela Constituição Federal, dever do Estado e das famílias, pais, mães e responsáveis em garantir esse direito, promovendo o acesso e a permanência das crianças e dos adolescentes na escola.
Atendendo convite para participar do Encontro, o Secretário da Educação Faisal Karam destacou a importância dos pais acompanharem a vida escolar e se preocuparem com a educação familiar, base importante para a formação da sociedade. Também informou aos presentes algumas ações que estão sendo realizadas pelo executivo e destacou a implantação de um sistema de Diário de Aula, uma espécie de registro eletrônico da presença do estudante que poderá ser monitorado pelos pais ou responsáveis, que deverá estar presente em 2 anos em todas as escolas da rede estadual. Abordou as dificuldades burocráticas e a falta de gestão para o uso dos recursos financeiros nas escolas, o que acarreta em perda ou devolução dos mesmos. Informou que está ciente da falta de recursos humanos suficientes nas escolas e que desde o início deste ano a SEDUC realiza estudo para regularizar esta situação capacitando profissionais que trabalharão em áreas específicas, otimizando estes recursos. Faisal considera que o percentual de recursos disponibilizado para a educação é satisfatório. O Secretário respondeu a várias perguntas realizadas pelos presentes e encerrou sua participação colocando-se juntamente com a sua equipe à disposição da ACPM-Federação para ouvir as demandas da comunidade escolar.
O Encontro seguiu com a apresentação das atribuições da ACPM-Federação, do Estatuto Padrão para CPMs, do Manual de Orientações e o Informativo nº 01/2019 sobre utilização do PDDE. O público pode tirar dúvidas em relação ao funcionamento dos CPMs, atribuições, eleições da Diretoria, obrigações fiscais, entre outras consultas.Também foram recebidas inscrições de membros de CPMs para compor representações em Conselhos e Fóruns, representando o segmento. O Encontro foi bastante produtivo e em 2019 serão organizados outros eventos, para manter o contato com a comunidade escolar.
A ACPM-Federação agradece a presença e a participação de todos que colaboraram para fortalecer a importância da sociedade civil no espaço escolar.  Com a participação, deixamos a condição de indivíduos passivos e assumimos a postura de cidadãos ativos, passando a acreditar na fiscalização daquilo que é nosso.
ACPM - FEDERAÇÃO RS. Imagens de tema por nicodemos. Tecnologia do Blogger.