Assume a Secretaria de Educação do RS a professora RAQUEL TEIXEIRA

Professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, assume oficialmente como a nova Secretária de Educação do Rio Grande do Sul.                                                 notícia SEDUC/RS

acesse aqui: ENTREVISTA NO JORNAL DO ALMOÇO EM 30.03.2021

Para a nova Secretária, a preparação para o retorno seguro às aulas presenciais, quando autorizado pelas autoridades da Saúde, é um tema prioritário. A aplicação dos protocolos sanitários, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas instituições de ensino e acolhimento socioemocional, estão entre as principais ações a serem executadas.

“Sabemos que as aulas presenciais retornarão apenas com a devida autorização por parte das autoridades sanitárias. Por isso, devemos executar a preparação adequada dentro de todas as normas estabelecidas para a segurança de professores, estudantes e servidores”, indica. Ainda, serão reforçados os mecanismos de Busca Ativa dos estudantes que perderam seus vínculos com a escola, de modo a restabelecer o contato pedagógico junto às instituições de ensino. Uma avaliação diagnóstica para analisar o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos, realizada ao lado dos coordenadores regionais de educação e equipes diretivas das instituições de ensino, permitirá discutir as melhores iniciativas para mitigar os efeitos negativos de um longo período sem as aulas presenciais.

“Sabemos que, por maior que seja o empenho Governo do Estado na oferta de tecnologia, e por maior que seja o compromisso e capacidade de superação dos professores, as aulas remotas ou híbridas não apresentam os mesmos resultados das aulas presenciais, tanto sob o aspecto cognitivo como emocional e social”, explica. Outro desafio destacado por Raquel Teixeira será organizar o ciclo de aprendizagem de dois anos em um, resgatando as habilidades essenciais que deveriam ter sido aprendidas em 2020 e que serão trabalhadas junto com as de 2021.

ACPM - FEDERAÇÃO RS. Imagens de tema por nicodemos. Tecnologia do Blogger.