REDE ESTADUAL ELEGERÁ NOVOS DIRETORES

As escolas estaduais preparam-se para o pleito que irá definir os novos diretores.

A eleição ocorre no próximo dia 22 de novembro. Para isso, as escolas tiveram o prazo de até 15 de setembro para instalar sua comissão eleitoralque é composta por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, estudantes, funcionários, pais e professores.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem em cada Coordenadoria Regional de Educação - CRE, a Comissão Eleitoral Regional, que orienta o processo de escolha das equipes diretivas nas instituições de ensino de sua abrangência.
A alteração na Lei da Gestão Democrática do Ensino Público, 10.576/95, e que foi retificada pela atual gestão, pela lei 13.990/2012, trouxe modificações como o voto proporcional de pais e alunos e professores e funcionários e a limitação a uma reeleição consecutiva, assim como a obrigatoriedade dos candidatos a diretores, apresentarem-se "por chapa", já informando quem é o vice de cada turno e o Coordenador Pedagógico.
A eleição para diretores torna a escola um espaço democrático, onde todos devem estar atentos para que o plano de ação das candidaturas tenha como foco o estudante e o ensino-aprendizagem. Este é um momento importante para a comunidade escolar, de estar refletindo sobre qual projeto educacional quer para sua escola.
As comissões eleitorais têm até o dia 21 de outubro para publicar edital convocando a eleição. 

Consulte decreto que regulamenta a eleição - Decreto nº 49.502 de 22/08/2012

"VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA"
ACPM - FEDERAÇÃO RS. Imagens de tema por nicodemos. Tecnologia do Blogger.