Como construir uma relação entre escola e família que favoreça a aprendizagem das crianças e adolescentes?

Nesta terça-feira, dia 13/08 a nossa Diretoria reuniu no 3º andar da Assembleia Legislativa, os novos Conselheiros Estaduais da entidade, Presidentes, Vice-Presidentes e membros das Diretorias dos CPMs, e demais representantes da comunidade escolar das escolas públicas estaduais de Porto Alegre. Após amplo esclarecimento acerca das responsabilidades e obrigações dos CPMs, com um chamamento especial aos seus Presidentes, a Diretoria respondeu a diversas dúvidas sobre os objetivos e a participação dos CPMs nas escolas.  
Mais uma vez foi constatado que a escola que abre suas portas para a participação familiar, e facilita esta condição, alcança elevados índices de aprendizagem e avança desde o aspecto pedagógico até a melhoria na gestão escolar, colabora inclusive com a credibilidade no trabalho da escola pela comunidade escolar. As direções das escolas que não valorizam este envolvimento, tem muito mais dificuldade em lidar com a indisciplina, evasão, altos índices de repetência e o descrédito na educação.  
Os principais problemas encontrados nas escolas, segundo os presentes nesta Reunião são:
- falta de recursos humanos: funcionários para a limpeza, merendeiras, monitores, porteiros, vigilantes e principalmente professores;
- a falta de segurança dentro e no entorno da escola causa muita preocupação aos pais, professores e alunos;
- más condições estruturais e físicas dos prédios escolares;
- falta de conhecimento de algumas Diretorias dos CPMs, Direções de escola e Conselhos Escolares acerca da gestão dos recursos financeiros enviados às escolas.  

Publicamos estes dados para que a sociedade tome conhecimento e que os membros de outras comunidades escolares possam nos informar os problemas que os atingem, para que possamos dar publicidade e levarmos estas questões aos órgãos competentes.                             Diretoria Estadual
ACPM - FEDERAÇÃO RS. Imagens de tema por nicodemos. Tecnologia do Blogger.