Orientações para a comunidade acompanhar atividades escolares programadas pela Secretaria de Educação


The Medical Minute: Hand sanitizers effective, but handwashing is ...
A Diretoria Estadual da ACPM-FEDERAÇÃO manifesta-se quanto à decisão do Senhor Governador do Estado do Rio Grande do Sul que, pelo Decreto nº 55.154 de 01.04.2020 que suspendeu as aulas em todos os estabelecimentos de ensino das redes públicas e privadas, até 30 de abril de 2020.
Entendemos que diante do cenário de pandemia, evidenciado cientificamente, é necessária a conciliação entre o direito à educação de qualidade e o direito à saúde.
A Secretaria de Educação elaborou diversos Memorandos orientando as Direções, desde o funcionamento das escolas até o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais. Nesse sentido, o referido decreto prevê que as escolas disponibilizem atividades escolares para os estudantes realizarem em seus domicílios, excepcionalmente durante o período de afastamento, em virtude do distanciamento social exigido para frear a disseminação do Coronavírus. As aulas ou atividades podem ser oferecidas à distância através das tecnologias digitais, com a utilização da metodologia de aulas programadas, conforme orientações pedagógicas divulgadas pela Secretaria. Aos estudantes que não têm acesso a rede de internet devem ser disponibilizadas alternativas para garantir o seu direito à educação, através do acesso aos livros didáticos ou outras ações que a Direção da escola julgar conveniente.
É indispensável o papel das famílias nesse momento, auxiliar seus filhos nas tarefas enviadas pelas escolas, verificar se estão realizando as atividades e acompanhar junto às escolas o envio de materiais pedagógicos, referentes às disciplinas. Tais ações visam garantir o vínculo da aprendizagem do ano letivo já iniciado, importante para que não se perca o processo ensino-aprendizagem, o que será possível com a continuidade dos conteúdos.

 As tecnologias digitais são consideradas ferramentas complementares no processo ensino-aprendizagem, para estimular ao estudo em um momento em que não é possível adotar quaisquer formas de aprendizado que envolva contato presencial.
  
 A comunidade escolar deve acompanhar as orientações da Secretaria de Educação, e as próximas medidas que serão adotadas.
Aulas Programadas iniciam nova etapa - leia notícia na íntegra
ACPM - FEDERAÇÃO RS. Imagens de tema por nicodemos. Tecnologia do Blogger.