O QUE DEVEMOS COBRAR DA ESCOLA PÚBLICA?

•   Os estudantes têm o direito a ter aulas todos os dias do ano escolar. Se o professor faltar, tem de ser substituído.
Geralmente eles não comentam em casa se algum professor faltou. Para eles é apenas mais uma folga durante o período, não entendem a importância desta falha.
Nós pais, mães ou responsáveis pelo aluno temos que saber como a escola recebe nossas crianças e a que soluções recorrem quando uma situação destas acontece. 
•    Os alunos têm direito a uma boa merenda escolar todos os dias. Isso não é favor, é obrigação do governo.  Verifiquem se a escola de seus filhos está oferecendo merenda de qualidade.
Perguntem a eles o que foi oferecido no recreio, em que condições estão o refeitório e a cozinha, como as merendeiras estão vestidas, limpeza, etc.
Lembre que as regras para a elaboração de uma refeição são as mesmas que oferecemos em casa. E quando se trata de criança, devemos exigir o melhor para eles.
•   A escola recebe do governo federal livros para as crianças estudarem. Seus filhos estão recebendo esses livros?
A escola facilita o acesso deste material para auxiliar no estudo em casa, por exemplo? Será que este material escolhido pela escola dentre diversas opções que o governo federal disponibiliza está de acordo com o nível de estudo de seus alunos?
•   As crianças com deficiência têm o direito de ser matriculadas nas classes comuns de ensino. Elas podem e devem conviver e estudar com as crianças que não têm deficiência.
Alunos com necessidades especiais devem receber também atendimento extra, como aula de reforço e acompanhamento em turno inverso. Sua escola oferece esta possibilidade?
•   A educação pública é responsabilidade de todos: das prefeituras, dos governos e da sociedade.
Sociedade, neste caso significa que pais, mães e responsáveis por alunos das escolas públicas não devem ficar esperando que a escola venha lhe oferecer ajuda ou perguntar suas necessidades.. Nós temos que exigir qualidade e bom atendimento para nossas crianças.
•    Se vocês observarem irregularidades, como falta de vagas, falta de professores, falta de merenda de qualidade e instalações deficientes, não se conformem. Procurem a direção da escola e reclamem. É seu direito.

E lembrem:  não é preciso vocês saberem tudo o que seus filhos estão aprendendo. O seu interesse em acompanhar os estudos deles contribui para que aprendam sempre mais.  
E para quem não tem filhos na escola pública e acha que não tem nada com isto, se engana.
Para que um país possa se desenvolver, temos que cuidar do presente. Caso contrário não teremos futuro que aguente tamanha omissão com as próximas gerações.
ACPM - FEDERAÇÃO RS. Imagens de tema por nicodemos. Tecnologia do Blogger.