CPMs MOBILIZANDO A COMUNIDADE ESCOLAR

VOLTE  À  ESCOLA  COM  OS  ALUNOS


A escola tem papel fundamental na interação com as famílias e as comunidades. Sem o interesse e o apoio dos gestores e dos profissionais das unidades de ensino, a família não se sente motivada a participar da vida escolar dos filhos. Assim, a participação das Secretarias de Educação e dos educadores nesse movimento é fundamental.
Portanto, os gestores devem estimular e dar condições aos diretores de promover a Interação família-escola-comunidade nas escolas da rede. É importante dar oportunidade às famílias de colaborar na trajetória de estudos dos alunos.

Aos pais, mães e responsáveis por alunos.
 Aproximem-se da escola. 
Se você quer mesmo colaborar com a vida escolar das crianças, a instituição onde eles estudam tem de ser muito bem conhecida por você. Visite a escola, converse com coordenadores e professores, enfim, entenda que metodologia é usada e informe-se sobre tudo que se passa ali. Assim, você estará por dentro do funcionamento da entidade e dos valores cultivados ali quando seu filho comentar algo em casa. Além disso, sabendo sobre este envolvimento, eles valorizarão mais seu local de estudo.
                         Mobilizando as famílias 
Ø  Procure marcar reuniões com os membros da Diretoria dos CPMs - Círculos de Pais e Mestres e as famílias que têm filhos na escola para discutir a qualidade do ensino.
Ø  Muitos pais e responsáveis poderão argumentar que não têm tempo para acompanhar os estudos dos filhos – saem cedo para trabalhar e voltam tarde da noite e cansados.
Ø  Responda que, se eles dedicarem cinco minutos por dia para perguntarem aos filhos como eles estão nos estudos, se estão  aprendendo, se gostam da escola, vão passar uma mensagem importante: a de que se preocupam com a educação e valorizam o esforço que os filhos estão fazendo para aprender.
Ø  Muitos pais e responsáveis poderão argumentar que têm pouco estudo e não podem ensinar os deveres de casa que a escola manda.
Ø  Responda que eles não precisam saber tudo que os filhos estão aprendendo. O interesse demonstrado pela família em acompanhar o estudo dos filhos já contribui muito para que eles aprendam sempre mais.
Ø  Discutam o IDEB e as metas para o IDEB, os problemas com professores e funcionários, os problemas com as instalações da escola.
Ø  Discutam, também, os pontos positivos das escolas.
Ø  A reunião deve servir para que os pais e responsáveis tomem decisões sobre o que cobrar e o que elogiar. E de como essas decisões devem ser levadas à direção e aos professores – por exemplo, pedindo uma reunião de pais, alunos, CPM e do Conselho Escolar com a direção da escola.
Ø A reunião deve servir, também, para obter o compromisso do CPM e do Conselho Escolar de levar essas decisões para discussão com a direção da escola e cobrar um posicionamento.
Ø As famílias devem ser orientadas a oferecer ajuda à escola dos filhos. Destaque às famílias que a escola é pública e, portanto, delas também. As famílias têm o DIREITO de exigir que ela funcione bem e proporcione um bom ensino. Mas, as famílias têm, também, o DEVER de ajudar a escola nisso, fazendo sua parte: Acompanhando a vida escolar dos alunos.
Lembre-se de enfatizar que está provado que, quando as famílias se interessam pela vida escolar das crianças e eles fazem o dever de casa, melhoram muito o aprendizado. 
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