CPMs MOBILIZANDO A COMUNIDADE ESCOLAR
Aproximem-se da escola.
Ø Muitos pais e responsáveis poderão argumentar que não têm tempo para acompanhar os estudos dos filhos – saem cedo para trabalhar e voltam tarde da noite e cansados.
Ø Responda que, se eles dedicarem cinco minutos por dia para perguntarem aos filhos como eles estão nos estudos, se estão aprendendo, se gostam da escola, vão passar uma mensagem importante: a de que se preocupam com a educação e valorizam o esforço que os filhos estão fazendo para aprender.
Ø Muitos pais e responsáveis poderão argumentar que têm pouco estudo e não podem ensinar os deveres de casa que a escola manda.
Ø Responda que eles não precisam saber tudo que os filhos estão aprendendo. O interesse demonstrado pela família em acompanhar o estudo dos filhos já contribui muito para que eles aprendam sempre mais.
Ø Discutam o IDEB e as metas para o IDEB, os problemas com professores e funcionários, os problemas com as instalações da escola.
Ø Discutam, também, os pontos positivos das escolas.
Ø A reunião deve servir para que os pais e responsáveis tomem decisões sobre o que cobrar e o que elogiar. E de como essas decisões devem ser levadas à direção e aos professores – por exemplo, pedindo uma reunião de pais, alunos, CPM e do Conselho Escolar com a direção da escola.
Ø A reunião deve servir, também, para obter o compromisso do CPM e do Conselho Escolar de levar essas decisões para discussão com a direção da escola e cobrar um posicionamento.
Ø As famílias devem ser orientadas a oferecer ajuda à escola dos filhos. Destaque às famílias que a escola é pública e, portanto, delas também. As famílias têm o DIREITO de exigir que ela funcione bem e proporcione um bom ensino. Mas, as famílias têm, também, o DEVER de ajudar a escola nisso, fazendo sua parte: Acompanhando a vida escolar dos alunos.
Lembre-se de enfatizar que está provado que, quando as famílias se interessam pela vida escolar das crianças e eles fazem o dever de casa, melhoram muito o aprendizado.