Nesta terça-feira, dia 13/08 a
nossa Diretoria reuniu no 3º andar da Assembleia Legislativa, os novos Conselheiros
Estaduais da entidade, Presidentes, Vice-Presidentes e membros das Diretorias
dos CPMs, e demais representantes da comunidade escolar das escolas públicas
estaduais de Porto Alegre. Após amplo esclarecimento acerca das responsabilidades
e obrigações dos CPMs, com um chamamento especial aos seus Presidentes, a
Diretoria respondeu a diversas dúvidas sobre os objetivos e a participação dos
CPMs nas escolas.
Mais uma vez foi constatado
que a escola que abre suas portas para a participação familiar, e facilita esta
condição, alcança elevados índices de aprendizagem e avança desde o aspecto pedagógico
até a melhoria na gestão escolar, colabora inclusive com a credibilidade no
trabalho da escola pela comunidade escolar. As direções das
escolas que não valorizam este envolvimento, tem muito mais dificuldade em
lidar com a indisciplina, evasão, altos índices de repetência e o descrédito na
educação.
Os principais problemas encontrados nas escolas, segundo os presentes nesta Reunião são:
- falta de recursos humanos:
funcionários para a limpeza, merendeiras, monitores, porteiros, vigilantes e principalmente
professores;
- a falta de segurança dentro
e no entorno da escola causa muita preocupação aos pais, professores e alunos;
- más condições estruturais e físicas
dos prédios escolares;
- falta de conhecimento de
algumas Diretorias dos CPMs, Direções de escola e Conselhos Escolares acerca da
gestão dos recursos financeiros enviados às escolas.
Publicamos estes dados para
que a sociedade tome conhecimento e que os membros de outras comunidades
escolares possam nos informar os problemas que os atingem, para que possamos
dar publicidade e levarmos estas questões aos órgãos competentes. Diretoria Estadual